O que fazer se seu carpete não for stainproof
Muitas pessoas são amantes dos carpetes, pois eles dispõem de conforto térmico e acústico, além de sua praticidade no dia a dia. Por serem antiderrapantes, evitam acidentes e escorregões, mas se houver alguma queda, ele ainda é capaz de reduzir o impacto. Além disso, existe uma variedade imensa de cores e modelos de carpetes no mercado atualmente, aumentando a chance de escolher um perfeito pra você. Porém, ninguém quer que o carpete escolhido com tanto carinho fique com manchas, não é mesmo?! É por isso que trouxemos algumas dicas pra você conservá-lo direitinho, caso ele não seja do modelo Stainproof, opção da Belgotex que rejeita manchas como nenhum outro. Confira!
1 – IDENTIFICANDO UMA MANCHA
Não confunda mancha com sujeira, pois são coisas distintas. Mancha é uma marca de difícil remoção, que pode ter se impregnado devido a alguma substância derramada, como vinho tinto ou café, por exemplo. Antes de começar o método de limpeza, certifique-se da origem da mancha e aplique o método correto. Já a sujeira pode ser fragmentos de terra, cinza de cigarro, poeira e outras partículas que podem ficar no carpete. Geralmente fica na superfície e para remover basta aspirar.
2 – REMOVA A MANCHA NUM INSTANTE
Quanto mais ágil você for, melhor ficará o resultado. Se a substância conter resíduos sólidos juntamente com líquidos, primeiramente você deve remover o máximo que conseguir do conjunto líquido e sólido. Na sequência, raspe os resíduos sólidos de fora para dentro usando um pincel ou uma espátula e depois passe o aspirador de pó. Depois venha com um papel toalha branco sem esfregar. Se a substância que produziu a mancha for apenas líquida, venha com um papel toalha branco e absorva o máximo que líquido que conseguir, sem esfregar. Em seguida, faça uma solução de 50% água com 50%água sanitária, aplique dando borrifadas na mancha. Absorva o excesso com o papel toalha e repita a operação até desaparecer a mancha por completo. Depois, basta borrifar água limpa até tirar por completo a solução e secar com papel toalha novamente. Para o carpete voltar com sua textura normal, finalize com o aspirador de pó.
3 – CONSERVAÇÃO E LIMPEZA
Para conservar seu carpete como novo é necessário aspirar com certa frequência, pelo menos uma vez por semana em locais mais tranquilos, e todos os dias em locais com alto tráfego. Desse modo, removerá as partículas de sujeira que causam danos às fibras do carpete e restaurará sua textura. Na entrada das portas e na passagem de um cômodo para o outro é importante usar capachos ou tapetes para remover a maior parte dos resíduos, assim o ambiente ficará limpo por mais tempo.
E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre carpetes ou a Linha Stainproof? Então converse com um consultor da Madepisos agora mesmo.