...

Etapas de uma construção residencial

Etapas de uma construção residencial

Saiba como funciona cada passo de uma obra

Começar um projeto de construção pode ser mais difícil do que parece e para que a obra aconteça nas melhores condições é necessário seguir algumas etapas. Vale lembrar que cada construção tem um planejamento e projeto, portanto pode variar alguns fatores. Porém, no blog de hoje iremos apresentar algumas etapas fundamentais em qualquer construção. Confira!

 

1 – PROJETO

Antes de qualquer coisa é preciso ter um projeto que passará por aprovação para que a construção possa começar. Para que o projeto seja aceito, é essencial ter um profissional especialista, como arquiteto ou engenheiro. Este profissional cuidará das licenças, plantas da construção, legalização da obra e os custos da construção.

 

2 – PREPARO DA ÁREA

Depois que o projeto estiver pronto, o profissional irá cuidar da parte de terraplanagem do terreno, ou seja, avaliará a necessidade de aterramento, estudo de solo, entre outros.

 

3 – ALICERCES

Depois do terreno estar pronto, chegou o momento de fazer a estrutura da construção, para que a casa tenha estabilidade e sustentação mesmo com intempéries climáticas e outras sobrecargas. Neste momento são feitos os alicerces/colunas, que fazem parte da sustentação e podem variar de projeto para projeto.

 

4 – ALVENARIA

Depois dos alicerces estarem prontos, vem a etapa da alvenaria que pode ser convencional ou estrutural. A alvenaria mais comum é a com concreto armado, com o objetivo de vedar paredes e separar ambientes. Neste momento a alvenaria também preenche os vazios das vigas de sustentação colocadas na etapa anterior. Já a alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, que descarta o uso de ferros e aço na sustentação. Esse modelo de alvenaria é feito com blocos de concreto pré-armados, ou seja, possui medidas padronizadas que vedam e fazem parte da estrutura do projeto.

 

5 – TELHADO

Depois da alvenaria, normalmente vem a cobertura da construção. A função do telhado é proteger a construção de chuvas, sol, tempestades, ruídos e outros agentes que possam danificar a obra. O telhado pode ser de madeira, concreto, pedras, vidros e precisa da sustentação de vigas. Para um ambiente com temperatura agradável, silencioso, e de excelente durabilidade, as telhas metálicas termoacústicas são excelentes aliadas. Depois disso, vem a finalização da cobertura com as calhas e rufos, que vão conduzir a água da chuva.

 

6 – HIDRÁULICA E ELÉTRICA

Nesta etapa é realizada a instalação dos fios, criação de pontos de tomadas e interruptores, também a rede de água, definição de temperatura da água e rede de esgoto. Nesta etapa também é escolhido as louças, bancadas, registros, válvulas,  relógios de luz, telefonia, alarmes, portões automáticos, entre outros.

 

7 – ACABAMENTO

No acabamento deve ser feito chapisco, emboço, reboco e outros. Estes serviços devem ser feitos com excelência para garantir um acabamento perfeito. Nesta etapa também deve ser instalado os vidros e esquadrias, além do isolamento térmico para evitar um espaço úmido. Os pisos também são instalados nesta etapa e se deseja um ambiente termoacústico, com resistência a riscos, alta durabilidade e que combine com qualquer tipo de estilo de decoração, aposte nos pisos vinílicos. As portas, pinturas e gessos também estão presentes nesta etapa.

 

Entre em contato com a nossa equipe para fazer um orçamento agora mesmo. Um dos nossos consultores terá o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas.

Postagem relacionadas

Os pisos vinílicos estão sendo usados cada vez mais...

Se você está na fase de acabamentos da sua...

O rodapé branco é comumente usado nos projetos arquitetônicos,...

O jardim vertical enriquece os ambientes em vários sentidos,...