...

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Manter alguns cuidados com carpetes garante a beleza e durabilidade do seu revestimento. Atitudes simples já fazem toda a diferença nesse sentido, e vamos listar algumas delas para te ajudar na conservação do seu carpete.

Cuidados com Carpetes

Os carpetes compõem a decoração e tornam os ambientes mais elegantes e aconchegantes. Porém, se alguns cuidados com carpetes não forem tomados, sua aparência podem ser desgastada. Por isso, é importante adotar algumas ações que contribuem para manter este revestimento sempre bem conservado. Confira algumas delas:

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Utilize capachos nas entradas

Dispor capachos em cada uma das entradas é um dos cuidados com o carpetes que ajudam a mantê-los livres do excesso de sujeira. Isso porque a maior parte das partículas que ficam alojadas nos sapatos de quem chega da rua, fica no capacho e não chega ao revestimento.

Não esqueça de trocar sempre os capachos, para que não fiquem muito sujos e percam o efeito de reter o excesso de sujeira.

Passe o aspirador com frequência para Manter Limpo seu Carpete

Mesmo com o uso dos capachos, é preciso passar regularmente o aspirador para remover a sujeira superficial.

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Uma boa dica de cuidados com carpetes é utilizar um aspirador de pó com filtro de água. Assim, as partículas de sujeira e outros resíduos ficam retidos na água, impedindo que caiam novamente no piso durante a aspiração. Com isso, a limpeza do revestimento torna-se mais eficiente.

A frequência da aspiração varia de acordo com a circulação de pessoas. Em partes onde há muito movimento, é preciso realizar a limpeza diariamente. Já em espaços onde não há tanta circulação, pode-se limpar apenas uma vez por semana. Não é preciso se preocupar com o perigo de alergias devido ao tempo muito longo sem remover o pó, porque os carpetes, atualmente, são confeccionados em materiais antialérgicos.

Proteja seu carpete do peso dos móveis

O peso dos móveis pode deixar marcas no revestimento. Mas, uma dica de cuidados com carpetes bastante útil nesse sentido é utilizar protetores nos móveis. Isso ajuda muito a reduzir o atrito entre os móveis e o piso. Estes protetores, aliás, são extremamente fáceis de encontrar, mesmo em mercados simples pode-se comprá-los.

Outra forma de resolver essa questão é comprar protetores de pisos e posicioná-los sob os móveis mais pesados. Geralmente, consistem em um tipo de lâmina transparente de plástico maleável.

Trate as manchas imediatamente

Como Limpar Carpete e Manter Limpo

Este é um dos mais importantes cuidados com carpetes, já que manchas que ficam muito tempo em contato com o revestimento podem se tornar irreversíveis. Portanto, o ideal é limpar a mancha imediatamente.

É comum que as pessoas empreguem força na hora de limpar as manchas, mas isso é extremamente prejudicial para o carpete. Para removê-las com segurança, o recomendado é raspar cuidadosamente o excesso. Em seguida, tente aspirar – em casos de substâncias sólidas – ou absorver com papel toalha branco – no caso de manchas úmidas. Para a limpeza, utilize um pouco de água morna e detergente neutro, e aplique movimentos suaves para amenizar a mancha.

Na hora de limpar o carpete, prefira um serviço especializado

Lavar o carpete por conta própria pode ser perigoso, pois os xampus específicos para a lavagem desse revestimento podem causar danos quando não utilizados corretamente. Por isso, o melhor é investir em um serviço especializado para lavar o carpete.

De preferência, a lavagem deve ser a seco, já que nem sempre a ventilação do ambiente é suficiente para que o carpete seque naturalmente. As lavagens podem ser feitas uma vez ao ano.

Estes são alguns dos cuidados com carpetes que você pode adotar para ter um piso sempre bonito e conservado. Você já adota algum deles? Conta para a gente nos comentários!

Postagem relacionadas

O rodapé branco é comumente usado nos projetos arquitetônicos,...

O jardim vertical enriquece os ambientes em vários sentidos,...

Quando o assunto é escritório, muitas dúvidas surgem em...

Para decorar o quarto de uma criança é preciso...