O carpete residencial é uma tendência que está cada vez mais em alta. E, assim como outros tipos de revestimento, ele apresenta tanto vantagens como desvantagens. Para descobrir se ele realmente é bom para a sua residência, é preciso pesar os prós e os contras e ver qual deles se sobressai.
Carpete residencial – é bom?
O carpete residencial pode ser uma excelente alternativa para um tipo de lar e para outro, ser uma péssima ideia. Tudo vai depender das características próprias dos moradores e da residência em si.
Para você poder avaliar melhor antes de fazer a sua escolha, vamos apontar as vantagens e desvantagens deste revestimento.
Vantagens
As vantagens do carpete residencial são inúmeras e fazem com que muitas pessoas adotem este revestimento em seus ambientes. Confira algumas delas:
Conforto térmico
Para climas mais frios, o carpete residencial é a melhor alternativa. Isso porque contribui para deixar o ambiente mais quentinho.
Neste sentido, pode até ajudar a economizar em aquecedores e climatização para aquecer o ambiente.
Conforto acústico
Outro aspecto que torna o carpete residencial uma ótima escolha é o isolamento acústico que ele oferece.
Quem tem carpete em casa não precisa se preocupar com barulho de saltos ao caminhar ou de objetos ao cair. E esta é uma baita vantagem, não concorda?
Antialérgico
Sim, este tipo de revestimento – diferente do que muitos acreditam – são perfeitos para quem sofre de alergias. Isso porque ele retém em sua trama as partículas de poeira do ar. Assim a atmosfera do ambiente fica livre do pó.
Maior segurança
Uma das principais vantagens de se optar pelo carpete residencial é que ele proporciona uma segurança enorme.
Por não ser liso nem escorregadio, ele não oferece perigo de tombos. Também é excelente para atenuar o efeito de eventuais quedas. Isso é importante principalmente para quem tem crianças ou idosos em casa.
Sem falar que objetos frágeis – que facilmente se espatifariam em revestimentos com superfície rígida – estão mais seguros em ambientes acarpetados.
Desvantagens
Como qualquer revestimento, o carpete residencial também tem suas desvantagens. Entre elas:
Manutenção
Não podemos dizer que a limpeza do carpete residencial seja necessariamente fácil. Não que seja complicada, longe disso. O problema é que se trata de uma tarefa trabalhosa, pois envolve passar o aspirador de pó.
Além disso, este revestimento requer uma limpeza profissional pelo menos duas vezes ao ano.
Não é pet-friendly
Por se tratar basicamente de um tapete que recobre o ambiente todo, o carpete residencial não é indicado para quem tem pets em casa. Afinal, a urina e as fezes dos bichinhos prejudica a superfície do revestimento.
Marcas
Outra característica do carpete residencial que pode ser considerada uma desvantagem que o peso dos móveis marca sua superfície. Por isso, caso você queira mudar a disposição do móveis em um cômodo acarpetado, as marcas ficarão aparentes.
O que pesa mais para você: as vantagens ou as desvantagens?
Só você pode dizer se o carpete residencial é bom ou não para o seu lar. Agora que já apontamos os prós e contras deste revestimento, basta pesar qual mais importa no seu caso.
Independente de ter decidido optar pelo carpete, o revestimento ideal para o seu lar você encontra na Madepisos! Temos carpetes, pisos laminados, pisos vinílicos e outras opções de revestimentos.
Confira nossas opções e entre em contato para fazer seu orçamento!