Sete dicas para garantir o isolamento acústico na sua casa

Depois de um longo dia de trabalho e da rotina cansativa da semana, nada melhor que chegar em casa e aproveitar o silêncio e tranquilidade do lar. Por isso, ter ambientes preparados com isolamento acústico pode ser a solução para aqueles ruídos desagradáveis que precisamos conviver. A escolha do piso e materiais que assegurem a funcionalidade do isolamento são fatores que precisam ser considerados para o isolamento acústico. Confira sete dicas de pequenos ajustes que você mesmo pode fazer para trazer mais tranquilidade e silêncio para a sua casa, de forma econômica e sem grandes interferências:

1 – Pendurar quadros na parede

Essa é uma dica ideal para ser aplicada em paredes que dividem cômodos da casa. Pendurar quadros e molduras ajuda a barrar a entrada e saída de som entre ambientes diferentes, como entre a sala e quartos, por exemplo. Se as crianças são motivos de barulheira dentro de casa, considere cercar as paredes ao redor dos quartos dos pequenos com quadros divertidos e lúdicos.

2 - Aplicação de papel de parede

Pode não parecer, mas os papéis de parede ajudam muito no isolamento acústico do ambiente. Preferencialmente, os papéis de parede adesivos e de espessura mais grossa absorvem melhor os ruídos.

3 - Utilizar tecidos na decoração

Superfícies lisas e finas tendem a amplificar mais os sons de ambientes amplos. Uma alternativa para esse problema é aderir objetos de tecidos na decoração da casa, como tapetes e almofadas. As cortinas também podem ser utilizadas para essa finalidade, principalmente as feitas de material como linho e algodão, pois são macios e retém melhor o barulho.

4 - Instalação de piso vinílicos em manta

Além do isolamento térmico que eles podem proporcionar, os pisos vinílicos em manta são perfeitos para quem deseja levar vedação de ruídos para o ambiente, além da sofisticação que eles trazem aos espaços. Modelos como o da Belgotex são ideais para barrar e reduzir barulhos indesejados, como a conversa dos vizinhos e o som do caminhar em salto alto.

Mais tranquilidade para o seu lar

5 - Instalação de carpetes em áreas comuns

Se a intenção é reduzir barulhos externos vindos do apartamento de baixo, por exemplo, a utilização de carpetes é muito bem-vinda, pois pisos frios como cerâmica e porcelanato tendem a amplificar os ecos e, os carpetes, em contrapartida, abafam os sons e ajudam a reduzir sons desagradáveis vindos de terceiros. O modelo da Interlude da Belgotex é uma ótima opção para o isolamento acústico.

Carpete Belgotex modular da linha Interlude

6 - Substituição de portas e janelas

Uma das razões pela invasão de barulho nas casas e apartamentos pode ser através das janelas e portas. Geralmente são instaladas com pouca vedação e com materiais de superfície fina e de muita dureza, que não garantem o isolamento acústico adequado. Por isso, se você quer investir um pouco mais, vale trocar as portas por as de madeira maciça e as janelas por as de vidro duplo ou triplo.

7 - Aplicação de manta acústica

Seja para residências ou salas comerciais, uma solução ainda mais eficiente para ajudar locais a serem silenciosos e confortáveis é a utilização de mantas acústicas, que são instaladas por baixo dos pisos vinílicos. A manta acústica de poliestireno funciona em conjunto ao piso vinílico, ajudando no amortecimento dos impactos e na absorção de barulhos. Não deixe de consultar um profissional para analisar o seu espaço se julgar necessário.

Na Madepisos você conta com uma equipe profissional e apta a lhe auxiliar a escolher qual melhor opção de revestimento e material necessário para assegurar mais tranquilidade e conforto ao seu lar.