...

Qual rodapé devo escolher?

Qual rodapé devo escolher?

Os rodapés não são mais utilizados apenas para proteger o revestimento da parede ou dar acabamento ao piso. Hoje, essas peças também são responsáveis por deixar a sua decoração impecável e moderna. Porém, pela variedade de opções, o processo de escolha pode não ser tão simples assim. Por exemplo, os rodapés de madeira dão aconchego ao ambiente, mas não podem entrar em contato com a umidade, e por isso são recomendados para salas e quartos. Já para as áreas molhadas, como a cozinha, é aconselhado rodapés de cerâmicas ou porcelanatos. Sendo assim, preparamos aqui 3 critérios que devem ser considerados na hora escolher o seu rodapé.

1 – MATERIAL

Para definir a melhor opção do material para o rodapé, é necessário avaliar os cômodos individualmente. Se for ambiente externo, cozinha e banheiro, o ideal é utilizar rodapés de cerâmica e porcelanato por estar constantemente em contato com a água. Já para ambientes internos, além da opção de porcelanato e cerâmica, os rodapés de madeira e alumínio também são uma ótima escolha. Outros ponto importantes é sobre o objetivo do piso. Por exemplo, caso você queira passar a ideia de que o ambiente é mais amplo, aposte no mesmo material do piso, entretanto se o desejo for dar destaque ao rodapé ou provocar a sensação de descontinuidade, o recomendável é escolher materiais diferentes.

Qual rodapé devo escolher?

2 – TAMANHO

O rodapé convencional possui 7 cm de altura, porém atualmente é possível encontrá-los com os tamanhos variando de 10 à 25 cm. Para optar pelo tamanho ideal, deve-se levar em consideração a altura do imóvel e o tamanho dos cômodos. Em imóveis baixos e apartamentos pequenos, aconselha-se usar o rodapé menor que 10 cm para não deixar o ambiente com aspecto de achatado.

Qual rodapé devo escolher?

3 – COR

Se tiver a intenção de inovar na decoração, invista nas cores mais escuras como preto, cinza, marrom e tons que simulam a madeira. Combine o rodapé com os batentes das portas e janelas, assim o toque de modernidade não terá erro. Se prefere um ambiente mais leve, tradicional e aconchegante, opte pelas cores mais neutras, como branco, bege e tonalidades mais claras. Essas cores combinam com qualquer cor de parede e de piso.

Qual rodapé devo escolher?

Agora que você sabe como eleger o rodapé perfeito para cada cômodo, atente-se aos detalhes e deixe a casa do seu jeitinho.

E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre rodapés? Então converse com um consultor da Madepisos.

Postagem relacionadas

O piso vinílico é um dos revestimentos mais usados...

Começar uma construção ou reforma exige fazer muitas escolhas...

Quando chega o momento de escolher a textura do...

O painel ripado é um item de decoração que...