Pisos e tendências: sala de estar e cozinha integradas

Dúvidas sempre surgem quando se trata de integrar sala de estar e cozinha, pode ser o mesmo piso? Vai ter algum problema? Vai ficar bonito e funcional?

Os ambientes integrados por pisos podem dar a amplitude desejada, seja em casa ou apartamentos e para deixar tudo uniforme, com a sensação de fluído e “limpo”, a melhor opção é usar o mesmo piso nos dois cômodos. Além disso, não só a sala de estar, mas também a cozinha tornam-se um espaço de interação social. Essa integração e interação por meio dos ambientes tem sido tendência em quesitos arquitetônicos e de decoração, já que abrem a relação entre o espaço da casa e as pessoas.

A cor dos pisos também altera a sensação nos ambiente, os tons mais claros ajudam na abrangência do cômodo, sendo que os tons escuros trazem profundidade e aconchego, especialmente nos ambientes naturalmente grandes. Se tiver dúvida em qual fica melhor, você pode dividir os ambientes por meio dos pisos.

 Com pisos de cores e texturas diferentes cria-se uma sensação de espaços menores, dessa forma, o uso da soleira é ideal para dar um ar diferente, nesse caso, separar os setores (apesar de integrada), criando a sensação de áreas especificadas. Outra opção é usar tons parecidos nos ambientes, porém com texturas diferentes, novamente se faz uma “marcação” do cômodo pelo piso, mas sem atrapalhar a ideia de amplitude.

O piso não trabalha sozinho na hora da decoração, apesar de grande importância em ambientes integrados como sala de estar e cozinha, os móveis também tem participação, sejam por ilhas entre sala e cozinha, sofás, poltronas, tapetes e até mesmo luminárias, todos esses objetos ajudam na composição de um ambiente mais fluído e natural.

E vocês, possuem algum ambiente integrado?