...

Decoração: cores e seus significados

Decoração: cores e seus significados

Na hora de decorar, muitos optam pelas cores que serão utilizadas na decoração com base em seus gostos pessoais. Essa escolha pode ser feita pelo estilo de cada um, mas é importante lembrar que as cores transmitem sensações e para cada ambiente existem cores mais interessantes para utilizar.

Pensando nisso, confira o significado das cores na decoração:

Amarelo

Uma cor alegre, o amarelo estimula o intelecto e na concentração. Uma cor que ajuda com a criatividade, ela pode ser usada em ambientes bem arejados e iluminados, potencializando a claridade do local. Além disso, o amarelo é uma cor que incentiva a comunicação e abre o apetite, excelente opção de cor para a cozinha e escritório.

Azul

Ligado ao elemento água, o azul transmite tranquilidade no ambiente, mas é preciso dosar nos tons e quantidade de azul. Locais muito carregados dessa cor provocam sono, tristeza e angústia e em tons mais escuros, aumentam a frieza e criam maior privacidade. Na combinação certa, o azul é excelente para quarto e banheiro.

Vermelho

Forte, intensa e apaixonante, o vermelho é uma cor realmente marcante para utilizar na decoração da casa. Por isso, é sempre recomendado aplicar essa cor em pequenas doses, pois seu uso em excesso provoca atritos, agitação mental e nervosismo. Se bem dosada nos ambientes, estimula os relacionamentos afetivos e autoestima. Ao utilizar no quarto de casal, ativa a sexualidade, amor e paixão, e na sala de jantar, copa e cozinha, estimula o apetite e a comunicação.

Verde

Associado a natureza e todos os símbolos que envolvam a isso, o verde é uma cor ligada a saúde e bem-estar. Tons claros, como erva doce, deixam o ambiente mais refrescante e acalma o sistema nervoso das pessoas mais agitadas. Apenas cuidado quando utilizar os tons mais escuros, pois passa uma sensação de opressão. O verde é ideal para banheiro, para aumentar a boa energia do local.

Postagem relacionadas

O piso vinílico é um dos revestimentos mais usados...

Começar uma construção ou reforma exige fazer muitas escolhas...

Quando chega o momento de escolher a textura do...

O painel ripado é um item de decoração que...