Decoração - combinando pisos e papéis de parede

A casa é um conjunto de pequenas coisas que formam sua personalidade, a decoração tem papel essencial nessa ideia. Logo, se você escolheu o piso, escolheu os móveis, porque a parede também não seria decorada?

Combinar cores e texturas pode trazer essa personalidade toda que a sua casa e você possui, desse modo, questione o que você quer para o ambiente, como você quer que o cômodo seja visto. Suave? Divertido? Sério? Um pouco de cada? Tente expressar não só nos móveis, mas no ambiente todo o seu potencial criativo. Aqui vão algumas dicas para ajudar.

Contraste, o confronto entre o piso e o papel de parede pode trazer outra ideia ao ambiente e valorizam móveis presentes no cômodo, por exemplo, pisos de madeira escura pedem um papel de parede com cores mais claras, dando um efeito de amplitude. Branco, gelo, cinza claro e amarelo são uma das escolhas.  Já se o piso for claro, o papel de parede pode ser mais escuro, reforçando a ideia de contraste e dando um efeito sofisticado, sem parecer sisudo. Preto, marrom, bordô e texturas são opções.

Cômodos maiores exploram melhor a ideia de contraste escuro, já os menores ficam visualmente melhor com tons mais claros. Além disso, pense bem na textura que será aplicada já que com o tempo ela pode cansar. Se você tem dúvida, a melhor escolha são pisos claros e paredes com papéis de parede mais elaborados e complementados com quadros e uma boa iluminação.

As opções de decoração e a combinação entre papéis de parede e pisos expressa a combinação do ambiente como dito no inicio do texto, desse modo você pode explorar uma das seguintes vertentes:

Retrô, com tons pastéis e neutros, além de combinar o piso e o papel de parede com móveis de madeira e antigos.

Moderno, com papéis de paredes com listras ou clean junto à pisos laminados também claros, dando a ideia de amplitude e suavidade.

Clássico, ideal para sala de estar e ambientes com que você fica com frequência, usando cores neutras nas paredes e pisos clássicos de madeira, junto à iluminação amarela o aconchego estará sempre por perto.

Divertido, papéis de parede florais, coloridos e espontâneos, com pisos claros trazem diversão para qualquer ambiente, porém é no quarto que ele se faz presente junto a decoração despojada.

Novamente, a ideia de expressar você na decoração se repete, aqui estão algumas dicas, mas vá também com sua intuição e decore o ambiente de forma que você se sinta livre e bem.