Como limpar o seu carpete?

Os pisos em carpetes precisam de limpeza constante, assim como os demais materiais. A manutenção ajuda a evitar o acúmulo de sujeiras que ajudam na proliferação de fungos e bactérias. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a manter seu carpete sempre limpo:

Limpeza semanal do carpete:

O aspirador de pó pode ser um grande aliado para quem opta por este tipo de piso. Passar o aspirador de pó lentamente no sentido das fibras do carpete permite uma sucção de sujeiras mais eficiente. Se você possui animais de estimação e os pelos não saem por completo neste processo, utilize um pano úmido com água e vinagre, fazendo movimentos circulares. Além de ajudar a remover os pelos, o vinagre elimina mofo e odores e deixa as fibras do tapete mais brilhosas.

Lavagem anual do carpete:

O ideal é realizar uma lavagem dos carpetes pelo menos uma vez ao ano, porém, não é um trabalho para ser feito sozinho, é necessário encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço para evitar mal cheiro no ambiente ou danos ao material. A higienização do carpete é necessária para eliminar sujeiras profundas, fungos, bactérias e ácaros entre as fibras e ajuda a aumentar a vida útil do piso.

Tirar manchas do carpete:

Se derramar líquidos como café, vinho ou suco sobre o carpete, limpe imediatamente utilizando produtos específicos para evitar manchas ou misture uma quantidade pequena de água oxigenada volume 10 com detergente neutro. Primeiro seque o líquido derramado com um pano seco e limpo, passe um pouco do produto com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente com um pano úmido quase seco. Depois com um pano limpo remova a mistura utilizando um pano com vinagre e água. Seque com um pano úmido ou secador de cabelo.

Como não limpar o seu carpete:

Evite fazer uso de vassouras, pois isso apenas espalha a poeira pelo ambiente e as cerdas estragam as fibras do carpete.

O piso em carpete é uma opção confortável e segura, pois utiliza tecnologia em sua produção feitos de materiais antibacterianos e anti-ácaro. Confira as opções de carpetes que você encontra na Madepisos.