Como escolher papel de parede para sala de TV

Como escolher papel de parede para sala de tv

Pensando em mudar a decoração da sua sala de TV, e não sabe por onde começar? Então não se esqueça do papel de parede. Opção econômica, e que, com certeza vai deixar o ambiente muito mais bonito, do jeitinho que você idealizou. Hoje, o mercado tem uma variedade enorme de estilos, texturas e composições de papéis de parede, ou seja, é só planejar sua decoração e colocar em prática. Mas como escolher o modelo certo de papel de parede para sua sala de TV? A escolha deve ser minuciosa e baseada em pequenos cuidados, confira abaixo!

1 - NÃO SE PRENDA A ESTILOS

Como escolher papel de parede para sala de tv

O papel de parede para sala de TV não tem a necessidade de seguir um padrão. O ambiente pode ser mudado e decorado com papéis de parede completamente distintos. Pode-se optar por qualquer um da enorme variedade de cores, acabamentos e detalhes, desde que estejam ornando com os demais itens do local. Para pessoas mais intimistas e tranquilas, os papéis de parede mais claros são os mais indicados. E para quem deseja um ambiente mais vivo e evidenciado, pode-se optar por tons e desenhos mais extravagantes.

2 - COMBINE COM OS MÓVEIS

No momento da escolha do papel de parede, deve-se levar em conta os móveis que compõem ou vão compor todo o ambiente da sala de TV. Esse cuidado é de extrema importância para que o papel de parede não acabe poluindo visualmente todo o conjunto. Por isso, o ideal é optar por um que combine a cor ou os desenhos, com os móveis, tapetes ou cortinas da sala. Lembrando que não há necessidade de deixar tudo igual, se não estraga com a decoração e deixa o ambiente sem graça. Outro fator relevante é equilibrar as cores e tonalidades dos itens de decoração, por exemplo, se os móveis tem cores extravagantes e chamativas, o ideal é escolher um papel de parede com tonalidade clara, pra balancear, e se os móveis tiver cores mais neutras, o papel de parede pode ser mais ousado.

3 - PENSE NO MATERIAL, APLICAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO

Como escolher papel de parede para sala de tv

Os papéis de parede variam não apenas em seu estilo, cor e textura, mas também no material e forma de aplicação. Os mais comuns e conhecidos são os vinílicos, TNT e os tradicionais. Para ambientes mais úmidos, o mais aconselhado é o vinílico por ser resistente a umidade e a luz. Além disso, o papel de parede vinílico tem alta durabilidade e é lavável. O papel de parede tradicional tem em sua composição celulose e por isso é indicado para lugares secos. Já o de TNT é uma imitação de tecido e higienização deve ser feita com um pano levemente com umedecido com detergente. Em relação a aplicação dos papéis na parede, pode ser instalado em todas as paredes, apenas em uma, ou ainda em um pedaço apenas de uma. Caso a aplicação for realizada em todas as paredes, o papel deve ser bem simples ou monocromático mesmo, caso contrário, o papel deve ter uma estampa mais alegre, para destacar a parte que desejar da sala de TV.

4 - NÃO SE ESQUEÇA DA ILUMINAÇÃO

O papel de parede tem influência sobre toda a iluminação da sua sala de TV, papéis mais claros e com poucas estampas são os melhores pra quem deseja um ambiente mais iluminado. Agora se deseja escurecer a sala, opte por papéis de parede ricos em detalhes e cores mais intensas.

5 - ENTENDA A INFLUÊNCIA DAS CORES

Como escolher papel de parede para sala de tv

As cores do papel de parede, assim como os demais fatores, também têm influência no ambiente, oferecendo diferentes tipos de expressões e sensações. Por exemplo, os tons amarelados estimulam os sentidos mais criativos, já os avermelhados exprimem a paixão, o fogo e o poder. Cada cor tem sua influência nos sentidos de quem está no ambiente.

6 - PESQUISE VÁRIOS MODELOS

Como já citado anteriormente, existe uma diversidade de papéis de parede. Conheça um pouco de cada estilo, para ver qual realmente se encaixa no seu gosto e no que está procurando, pois no mercado você pode achar desde os metalizados, listrados, até os mais padronizados. Por isso vale a pena conferir cada um para ver qual se adequa melhor no conjunto da sua sala de TV.

E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre papéis de parede? Então converse com um consultor da Madepisos.