Cinco fatores que você precisa saber quando trocar o piso vinílico

Piso Durafloor Marcas do Tempo Burgos Detalhe Alta

Chegou a hora de reformar? Então, mãos à obra! Mas, antes de iniciar o quebra-quebra é importante planejar bem quais etapas precisam ser feitas para evitar uma possível dor de cabeça. E se chegou o momento de trocar o piso vinílico, se organizar para esta missão também é fundamental, pois existem alguns pontos que precisam ser considerados antes de comprar o novo revestimento. Por isso, veja abaixo cinco dicas que você precisa saber antes de trocar o piso vinílico da sua casa:

Tipo de piso

As opções e marcas disponíveis no mercado são inúmeras e talvez essa possa ser uma das partes mais difíceis na decisão de compra por um novo piso. Além da estética do material, é importante ter em mente o quão resistente ele deve ser. Para isso, avalie se o tráfego de pessoas é alto ou baixo, pois existem tipos específicos de piso vinílico para ambientes com muita e pouca circulação.

Outro fator importante no momento da compra é o cômodo onde este piso será instalado. Áreas externas demandam revestimentos mais resistentes à água e exposição solar, por exemplo, já locais internos, onde transitam crianças pequenas, requerem acabamentos mais leves e macios.

Então, antes de comprar, analise as áreas de instalação, confira se o piso a ser adquirido pode ser utilizado no cômodo escolhido, se há necessidade de isolamento acústico e também se ele é o mais indicado para áreas residenciais ou corporativas, onde costumam circular muitas pessoas.

Nivelamento

Feito com argamassa de areia e cimento, o contrapiso é a base que vai abaixo do piso vinílico e que garante o nivelamento da superfície. Esta é uma etapa que merece atenção antes da instalação do piso e que além de proporcionar os caimentos necessários, auxilia no isolamento acústico e térmico do ambiente.

Se durante a reforma o contrapiso mantem-se intacto, há grandes chances de você não precisar investir em um nivelamento novamente, mas é essencial verificar se existe pontos de umidade e locais de infiltração no solo que receberá o novo revestimento. Nestes casos, é indicado a impermeabilização do contrapiso.

Quando a estrutura está bem nivelada, não há necessidade de aplicação dele, mas para ter essa certeza, é necessário contar com profissionais que possam avaliar a área e dizer se há ou não necessidade de nivelamento.

Garantia

Antes de fazer a troca, assegure-se de conhecer as condições que estão cobertas pela garantia, assim como também saber quais são as orientações de limpeza dadas pelo fabricante do piso, pois são os cuidados com a superfície que certificam a durabilidade dele.

Já é possível encontrar no mercado revestimentos com garantia de fábrica de 10 anos e, em alguns casos pode chegar até 15. Mas, esse tempo de duração pode variar muito dependendo de como é feita manutenção do piso vinílico.

Impermeabilização

O desgaste natural do piso causado pelo tráfego de pessoas, pode ser reduzido com a impermeabilização do piso. A fim de garantir as características naturais do piso vinílico, vale considerar o serviço pensando na longevidade do revestimento.

Quando aplicada com os produtos adequados, a cera impermeabilizante forma uma película protetora em cima do revestimento e pode ajudar na durabilidade do piso, facilitando a limpeza e assegurando a propriedade do material. Impermeabilizar também potencializa o brilho da superfície e o torna mais resistente à água e detergentes.

Contratação de profissionais qualificados

Com o passar dos anos, a instalação dos pisos tornou-se mais prática e muitas pessoas já fazem a aplicação sozinhas. Por mais tentador que seja, é importante contar com ajuda de profissionais competentes que certifiquem as boas condições do trabalho e ferramentas corretas na hora de executar a fixação.

Se for contratar um profissional para instalação, lembre-se de verificar canais de avaliação que indiquem pessoas de referência na sua região e que possam te dar o suporte necessário tanto na hora de escolher os tipos e quantidade de material correta, como na hora de trocar o piso.

A Madepisos conta com diversas lojas com vendedores aptos a te auxiliar a escolher o melhor revestimento para a sua necessidade e também aplicação. Se ficou interessado, peça um orçamento aqui.