Adaptando a casa: mais segura e confortável para crianças.

Crianças são curiosas naturalmente, exploram, brincam, colocam na boca e não possuem noção do perigo.  Segundo pesquisa da ONG Criança Segura, 90% dos acidentes ou lesões não intencionais com crianças até 14 anos poderiam ser evitadas com algumas mudanças básicas nos ambientes da casa ou apartamento.

Então o que fazer para tornar a casa mais confortável para as crianças? Separamos algumas dicas para você tornar os ambientes mais seguros, olha só:

Banheiro

Evite deixar as crianças sozinhas, quando pequenas o peso da cabeça é maior do que o corpo, o que tende a quedas mais fáceis. 2 minutos são suficientes para uma criança se afogar, evite atender telefones, pegar toalha após o banho ou qualquer coisa que te distraia. Use lacres de privada e toalhas antiderrapantes para evitar quedas.

Cozinha

Os objetos mais perigosos ficam nesse ambiente, se a criança tem acesso a esse cômodo, guarde os objetos pontudos em lugares específicos, use travas de gavetas e certifique-se que todos os objetos pesados como panelas e taças estejam devidamente presos. Até mesmo sacos plásticos oferecem risco de asfixia. Outra dica é colocar os cabos das panelas para dentro, evitando o fácil acesso.

Sala de estar

Nas mesas prefira toalhas curtas, as muito compridas são um prato cheio para curiosidade de qualquer criança. Janelas também pedem o dobro de segurança, se você mora em apartamento, grades são essências para a segurança dos pequenos, além disso, evite móveis próximos as janelas, eles podem servir de escada para as crianças. Deixe objetos seguros e em lugares firmes para evitar quedas na criança. Fios elétricos precisam ser presos a parede e tomadas devem estar sempre com protetores.

Área de Serviço/ Lavanderia.

Apenas 2,5cm são suficientes para afogamentos, inclusive muitos dos acidentes por afogamento acontecem em baldes. Evite torneiras e baldes com água em lugares baixos. Guarde os produtos de limpeza em armários.

Cuidados básicos que ajudam qualquer responsável na hora de cuidar dos pequenos. Fique atento!