5 erros comuns no momento de limpar o piso vinílico

Já sabemos que um dos principais benefícios do piso vinílico é a fácil limpeza e manutenção, o que o torna mais prático na rotina do dia a dia. Porém, apesar da praticidade, é válido salientar que não são todos os produtos de limpeza que podem ser utilizados. Muita gente acaba utilizando artigos errados na hora de higienizar o revestimento, e isso pode acabar prejudicando a aparência, a durabilidade e sua resistência. No artigo de hoje, vamos destacar 5 erros comuns no momento de limpar o piso vinílico. Confira:

#1 Utilizar água em excesso

O fato dos pisos vinílicos apresentarem uma boa resistência à água, não significa que eles podem ser lavados com água em abundância. Por exemplo, é recomendado não instalar pisos vinílicos em banheiros ou em decks de piscina. O excesso de água empoçada pode acabar causando o deslocamento das placas e réguas com o passar do tempo. O ideal é que o piso seja limpo periodicamente, sempre retirando a poeira e passando um pano úmido logo em seguida. Isso auxilia na conservação e aumenta a durabilidade do produto.

#2 Não seguir o passo a passo correto da limpeza

O piso vinílico é de fácil manutenção e limpeza, mas para que ele tenha resistência e uma boa durabilidade, é necessário limpá-lo frequentemente e da maneira correta. Para isso, você vai precisar seguir os seguintes passos:

  • Remova todo o tipo de sujeira do piso, seja areia ou poeira. Pode utilizar uma vassoura ou um pano seco;
  • Aplique em todo o piso uma solução de detergente neutro com água. Lembre-se de aplicar pouca quantidade de líquido;
  • Enxaguar o local utilizando um rodo ou um mop-água e finalizar secando com um pano limpo.

Prontinho, assim seu piso estará totalmente higienizado!

#3 Utilizar solventes e produtos derivados de petróleo

Muitas pessoas na hora de limpar algum ambiente acreditam que os produtos mais fortes são aqueles que vão limpar mais. No caso do piso vinílico, não se recomenda utilizar itens que sejam solventes e derivados de petróleo na limpeza. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até uma eventual corrosão da superfície.

#4 Utilizar sabão em pó

Não utilize o sabão em pó para a limpeza de piso vinílico, pois o produto pode desgastar a superfície e ela fica extremamente lisa, podendo causar acidentes. O ideal é sempre utilizar o detergente neutro para limpar e evitar estragos.

#5 Aplicar qualquer cera

A maioria dos pisos vinílicos possui uma proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, recomendamos o uso desse produto em versão acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada marca. É importante ressaltar que ceras à base de carnaúba, normalmente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos. Elas funcionam igual ao sabão em pó, deixando a superfície escorregadia e acabam formando uma camada gordurosa, difícil de ser removida.

Solicite um orçamento

A Madepisos é uma empresa especializada em pisos vinílicos, laminados e carpetes. Somos Revenda Premium das marcas Durafloor, Tarkett e Beaulieu do Brasil, que fabricam produtos que aliam alta resistência, praticidade e beleza.
Contamos com diversas lojas e com vendedores aptos a te auxiliar a escolher o melhor revestimento e também aplicação. Além disso, também estamos disponíveis para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o piso novo para sua casa. Se ficou interessado, peça um orçamento aqui!


Publicado em 23/11/2021