...

Adaptando o piso para idosos

Adaptando o piso para idosos

Adaptar a residência e garantir a autonomia dos idosos permite que a rotina deles se mantenha mais estável, pois nessa fase da vida, problemas de visão, redução da audição, hipertensão, labirintite, efeitos colaterais de remédios, são alguns dos fatores que levam a acidentes domésticos. O piso, por exemplo, deve ser adaptado ao membro da terceira idade, para oferecer conforto e segurança. Veja abaixo como realizar essas adaptações.

1 – ESCOLHA O PISO IDEAL

a) Vinílicos: é um excelente revestimento para a casa de um idoso, pois além de evitar escorregões, é atérmico, o que garante um ambiente mais aconchegante, dispensando o uso de tapetes que é um dos grandes causadores de acidentes. Para idosos que necessitam de cadeira de rodas, andadores e/ou bengalas, o piso vinílico se destaca por sua resistência e durabilidade, garantindo a casa bonita por mais tempo .

Adaptando o piso para idosos

b) Carpetes: são muito conhecidos por sua capacidade de proporcionar conforto térmico, deixando o ambiente aconchegante e quentinho, ótimos para idosos. Outra vantagem para quem mora em apartamento é que este revestimento isola ruídos, pois absorve o impacto de pisadas, andadores ou muletas. Os carpetes também são antiderrapantes, prevenindo quedas, mas caso aconteçam, amortecem o impacto com facilidade.

Adaptando o piso para idosos

2 – OPTE PELAS CORES CERTAS

As cores claras melhoram a visualização, portanto ajudam o idoso enxergar melhor onde está pisando e por consequência evitam escorregões e quedas. Não precisa necessariamente ser branco, mas sim tons claros, que ajudam na melhor percepção visual que é alterada durante o envelhecimento.

Adaptando o piso para idosos

3 – CUIDE COM AS ESTAMPAS

Deve-se evitar estampas, mosaicos e desenhos nos revestimentos, pois a visão do idoso pode ficar confusa e levar à quedas. O cuidado também se estende aos pisos danificados, pois além do idoso cair, ele pode se machucar com alguma ponta do material quebrado.

Adaptando o piso para idosos

4 – SE NECESSÁRIO, IMPROVISE

Nem sempre as modificações necessárias são viáveis financeiramente, ou do desejo dos residentes da casa. Sendo assim, pode-se usar soluções disponíveis no mercado, como: antideslizante e fitas para destaque de bordas. O antideslizante torna o piso com coeficiente de atrito maior, isto é, previne quedas provenientes de escorregões. As fitas para destaque de bordas, além de serem antiderrapantes, também ajudam a visualização da ponta da escada.

Adaptando o piso para idosos

E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre carpetes e pisos vinílicos? Então converse com um consultor da Madepisos.

Postagem relacionadas

Começar uma construção ou reforma exige fazer muitas escolhas...

Quando chega o momento de escolher a textura do...

O painel ripado é um item de decoração que...

Os pisos vinílicos estão sendo usados cada vez mais...