6 dúvidas sobre o piso vinílico

6 dúvidas sobre o piso vinílico

Além de ser tendência de decoração, o piso vinílico possui inúmeros benefícios, como conforto térmico, limpeza facilitada, isolamento acústico, alta durabilidade e fácil instalação. Diante de tantas vantagens, certamente o piso vinílico é o piso dos sonhos, não é mesmo? Porém, na hora da escolha, sempre surgem muitas dúvidas, e no blog de hoje, vamos responder àquelas consideradas mais frequentes. Confira!

1 - POSSO INSTALAR EM QUAIS AMBIENTES?

6 dúvidas sobre o piso vinílico

O piso vinílico pode ser aplicado em todos os ambientes internos, desde os residenciais até os comerciais. Áreas secas como salas, quartos e lojas comerciais, como também as úmidas, como cozinhas e banheiros, são todas receptivas ao revestimento. Porém, não podem ser aplicados em lugares que ficarão em contato permanente com a água, como o box do banheiro. Outro lugar não adequado, é o ambiente externo, pois o revestimento não possui preparo para aguentar sol e chuva. Por fim, se for utilizar em locais mais secos, recomenda-se o uso de cola acrílica, e se for utilizar em ambientes mais úmidos, a melhor opção é a cola de contato.

2 - POSSO INSTALAR SOBRE A MADEIRA?

Infelizmente, não. A madeira pode dilatar e por consequência prejudicar a uniformidade do piso vinílico, além da marca da madeira ficar aparente com o tempo. O ideal é retirar o piso de madeira e passar uma massa niveladora, para que o contrapiso fique bem regularizado e receba o revestimento vinílico.

3 - SOBRE QUAL PISO POSSO INSTALAR?

6 dúvidas sobre o piso vinílico

Pode-se instalar em cima de cerâmicas, porcelanatos e contrapisos bem nivelados. Detalhe: o ideal é sempre passar a massa niveladora até mesmo sobre o porcelanato e cerâmica. Pois o piso vinílico exige um chão isento de quaisquer ondulações, ou seja, com a superfície plana e bem nivelada. Se não for realizado o nivelamento adequado, o piso vinílico ficará marcado com as texturas e ondulações do piso inferior.

4 - POSSO LAVAR O PISO VINÍLICO?

Diferente do piso laminado, o piso vinílico pode sim entrar em contato com a água, desde que se tenha o cuidado de secar imediatamente após a limpeza e não deixá-lo secar naturalmente, pois a água pode danificar a cola e fazer com que as peças se soltem.

5 - QUAL A ESPESSURA IDEAL?

6 dúvidas sobre o piso vinílico

A espessura do piso vinílico varia de 2mm a 5mm. Porém, o que define o tamanho mais indicado para você, é o fluxo do local que vai colocar. Para ambientes residenciais, recomenda-se capa de uso de 2mm, já para ambientes comerciais que possuem um fluxo maior que o residencial, que varia de médio a alto, indica-se a capa de uso de 4mm ou 5mm.

6 - ARRASTAR MÓVEIS SOBRE O PISO VINÍLICO PODE ARRANHAR?

Geralmente não tem problema nenhum, a não ser se for algum móvel com a base pontiaguda, sem proteção, ou muito pesado. Nesses casos pode haver algum dano, mas em condições normais não há problema.

E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre piso vinílico? Então converse com um consultor da Madepisos.