4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

Foi-se o tempo em que o rodapé e guarnição eram somente acabamento do ambiente. Atualmente, eles dão um toque especial na decoração e na estética, influenciando na harmonia total do local. Essa dupla dispõe de diversos modelos no mercado, e se for pra deixar a casa ainda mais linda, são sempre bem-vindos, não é mesmo?! No blog de hoje, a Madepisos conta pra você 4 dicas a serem consideradas na hora de escolher os rodapés e guarnições da sua residência ou escritório.

1 - COMBINE COM OS REVESTIMENTOS

No mercado existem inúmeros materiais para rodapés e guarnições, como madeira, porcelanato, cerâmica, mármore, alumínio, entre outros. A escolha depende do estilo da decoração que você escolheu para seu lar. Não é regra utilizar o mesmo material para os rodapés e revestimentos, porém deve-se levar em consideração se a composição dos itens manterá o ambiente harmônico.

Se o objetivo for uma proposta minimalista e uniforme, recomenda-se que os rodapés, guarnições e revestimentos sejam da mesma cor e material. Os tons mais claros, são os mais indicados para essa proposta. Já para quem opta por um design mais rústico, o charme está nos rodapés de madeira juntamente com o seu revestimento. Vale a pena lembrar que a opção da madeira não deve ser colocada em ambientes externos devido ao contato com umidade e água.

4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

2 - DEFINA OS TAMANHOS IDEAIS

Não há a necessidade do rodapé e guarnições terem o mesmo tamanho. O ideal é considerar a metragem de cada cômodo para que a instalação fique proporcional. As guarnições são mais discretas e variam de 5 à 10 cm, já os rodapés variam mais. Mesmo que o tamanho médio do rodapé se encaixe com o padrão da guarnição, é permitido ousar no design se esse for o estilo da sua casa.

4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

3 - CONTRATE UM INSTALADOR PROFISSIONAL

Mesmo parecendo ser simples o encaixe do rodapé e da guarnição, basta errar um detalhezinho na hora da instalação para perceber o tamanho da falha. Por isso, recomenda-se optar por um lugar com produtos de qualidade e com profissionais capacitados para o acabamento impecável.

4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

4 - USE TEXTURAS PRÓXIMAS

Frisos e desenhos característicos dão charme e elegância para o ambiente, e atualmente o mercado possui muitos rodapés e guarnições texturizados para sua escolha. Para não deixar o local com muita informação, o segredo está em escolher peças compatíveis, ou seja, com linhas e desenhos semelhantes.

4 dicas para acertar no rodapé e guarnições

Prontinho, agora você já pode combinar o rodapé com as guarnições e deixar o seu ambiente muito mais bonito e acolhedor!

E aí, interessou-se em saber ainda mais sobre rodapés e guarnições? Então converse com um consultor da Madepisos.